A segurança dentro das empresas é um fator de grande preocupação estratégica. Afinal, uma simples falha pode colocar muito a perder.

Quando falamos de segurança, não são apenas as informações estratégicas de sua empresa que estão sob ameaça, dados confidenciais, carteira de clientes, preços e muito mais estão em jogo.

Por isso muitas empresas acabam tentando se proteger ao máximo, e garantir que seus dados e informações sejam preservados.

Mas, pequenas atitudes do dia-a-dia podem acabar colocando a sua segurança em risco. Aqui estão alguns hábitos que algumas empresas continuam praticando sem saber que estão colocando sua segurança em risco.

#1. Usar softwares desatualizados

Grande parte das atualizações de softwares são, na verdade, correção de falhas e problemas técnicos.

Ao manter computadores, servidores e dispositivos da sua empresa desatualizados, você pode estar servindo como porta de entrada para ameaças.

Por isso, sempre garanta que você esteja trabalhando apenas com sistemas atualizados e corrigidos, porque essa é a única garantia de que não há nenhuma porta aberta para ameaças.

#2. Falta de preocupação com conexões abertas

Você levou o seu laptop para um café, para o escritório de um cliente, ou está trabalhando de um hotel.

Quem garante que as conexões nesses locais têm os protocolos necessários para garantir a segurança que você precisa, e que você não pode ser alvo de ataques?

Pense bem no tipo de arquivo que você abre e trabalha em conexões que não possuem protocolo de segurança adequado.

#3. Uso indevido de sites

Muitos sites podem ser uma porta de entrada para malwares, vírus e outras ameaças silenciosas.

Não surpreendentemente, no topo da lista de ameaças temos sites de fãs, que fornecem informações sobre artistas e celebridades, sites de jogos online, e sites de conteúdo adulto (os campeões).

Além disso, nunca é demais tomar cuidado com as mídias sociais, chats e outros serviços que usam portas de nosso computador para enviar e/ou receber informações.

#4. Dados perdidos em dispositivos portáteis

Anualmente milhares de pessoas perdem seus celulares, HDs externos, laptops, pen drives e outros dispositivos, ou porque acabam esquecendo-os em algum lugar, ou porque são furtados.

Quando isso acontece, todas as informações acabam se perdendo junto com esses equipamentos.

Por isso, sempre que você armazenar informações em dispositivos móveis, pense em como vai reagir caso suas informações sejam perdidas.

O melhor a fazer é sempre ter uma cópia de backup em algum lugar, e também proteger esses arquivos por senha. Em último caso você irá dificultar um pouco o acesso a seus documentos.

#5. Imprimir documentos

Por incrível que possa parecer, o hábito das pessoas imprimirem documentos com informações importantes e relevantes e levarem para um lado e para outro é sempre uma ameaça.

Assim como os dispositivos, há o risco de perder partes de documento, esquecer em algum lugar, e ser extraviado.

Os documentos impressos são os bisavôs da espionagem industrial, uma vez que, nos primórdios da tecnologia, os documentos eram utilizados para troca de segredos e informações.

Hoje a impressão de documentos não é tão comum, mas a ameaça continua. Principalmente porque impressoras e scanners possuem memória própria e, podem ser facilmente acessados.

#5. Plugar dispositivos no computador sem nenhum procedimento de segurança

Você não está conseguindo acessar a impressora, e precisa imprimir um documento. Assim, você coloca o documento no pen drive e pede para alguém imprimir para você.

A pessoa coloca o pen drive em seu computador, abre os arquivos, acessa os documentos e imprime pra você.

Pronto. Você pode ter infestado o computador de seu colega de trabalho de vírus e outras ameaças. Antes de abrir qualquer dispositivo externo que tem informações de outros computadores é preciso examiná-lo.

Essa é a melhor maneira de ter certeza de que você não está abrindo nenhum vírus junto com os documentos.

Isso não vale apenas para pen drives e dispositivos externos. Lembre-se disso sempre que alguém lhe enviar um arquivo, seja por e-mail, Skype, ou outro tipo de comunicador. Ele pode estar infestado.

Qual desses erros você já cometeu?

Agora que você já conhece as principais ameaças à segurança de sua empresa, pare e pense: quais desses erros você, sem querer, por descuido já cometeu?

Muitos deles são mais comuns do que imaginamos, e por isso mesmo, precisamos ficar alertas para que eles não se repitam.

Dito isso, comece a pensar melhor em como manter a sua empresa livre de ameaças, e comece criando uma política de segurança, e fazendo o devido treinamento de todos os funcionários.

Somente assim a sua empresa se tornará um local seguro e produtivo para se trabalhar.

Conheça o Wave Server e gerencie o uso da Internet na sua empresa!

DEIXE SUA RESPOSTA