size_810_16_9_vista-de-doha-no-catar

Vista de Doha, no Catar: país tem o maior PIB per capita em PPP do mundo

Prosperidade

São Paulo – O Catar continua sendo o país do mundo com mais alto PIB per capita em paridade de poder de compra, de acordo com o último ranking compilado pela Global Finance Magazine.

“Tamanho pequeno, dotação grande de recursos naturais e/ou um sistema bancário altamente desenvolvido parecem ser os ingredientes chave para países que querem atingir altos padrões de vida”, diz a revista.

Não é um modelo fácil de replicar, especialmente em países de dimensão continental. Os Estados Unidos são a única economia grande e diversa na lista.

O ranking também mostra que riqueza e qualidade de vida não são sinônimos. Há países altos na lista mas que tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) relativamente baixo (o próprio Catar é denunciado frequentemente pela falta de direitos dos trabalhadores).

Também resta saber até que ponto os países produtores de petróleo vão conseguir sustentar seus níveis de renda com a queda do preço do produto.

Veja a seguir os 10 países com maior PIB per capita em PPP, além de sua população e posição no ranking de IDH da Organização das Nações Unidas.

Vale lembrar que o PPP usa como base o real custo dos preços e serviços, como se todos os países tivessem uma moeda comum, e não o valor nominal dado pelas taxas de câmbio, que são voláteis e dão um peso desproporcional para quem tem moeda forte.

DEIXE SUA RESPOSTA