Criminosos usam sites conhecidos em e-mails

0
498

Cibercriminosos utilizam domínios já consagrados para forjar endereços online de remetentes.

1739.3080-Cibercriminosos
Caracterizada basicamente pela falsificação de endereços online de remetentes, uma técnica se utiliza de páginas já consagradas e tidas pelos consumidores como seguras para aplicar um golpe, chamado de ‘e-mail spoofing’.

Isto ocorre, de acordo com um estudo divulgado recentemente pela empresa sueca Detectify, por conta de sistemas de segurança fracos que possibilitam a qualquer um criar um e-mail, apenas se valendo de uma série de domínios mais acessados pelos usuários no mundo. Desta forma, o usuário acaba por receber uma mensagem spam, achando que foi encaminhada por um banco, Facebook, Google, Apple, entre outros, sem de fato estas companhias terem mandado mensagem alguma.

Dos 500 portais vistoriados para o estudo da organização voltada para segurança, a Alexa, 276 destes sites apresentavam alguma vulnerabilidade em relação a esta prática. Ainda de acordo com a companhia sueca Detectify, apesar dos mecanismos de autenticação se prontificarem a solucionar a questão, diversas páginas conhecidas apresentaram problemas, dando brechas para que tais falhas ocorram. Por fim, na mesma análise feita pela Detectify, 40% e 16% dos domínios vulneráveis tinham relação com notícias e serviços, respectivamente.

Fonte: MarinaShimamoto  CCM

 

DEIXE SUA RESPOSTA