Para criminosos não falta empenho e criatividade. Então, quando se trata de segurança, você também precisa se preparar.

Durante a contratação de funcionários, na maioria das vezes, o contratante está mais preocupado em colocar o mais rápido possível uma empregada doméstica ou um motorista particular do que fazer um levantamento e pesquisa de antecedentes do futuro contratado.

Tem pessoas que contratam funcionários e não sabem o nome completo dele, onde mora, o que fazia e também não consulta o emprego anterior.

A prática de colocar um estranho na sua residência ou empresa sem checar os antecedentes, pode colocar sua segurança em risco. No cotidiano com a família, os funcionários acabam criando um vínculo e conhece toda a rotina da família, o que favorece no caso do contratado estar mal intencionado.

Veja as recomendações antes de contratar:

1. Solicite todos os documentos pessoais (RG, CPF, CNH, Titulo de eleitor, etc.);

2. Apresentação dos antecedentes criminais atualizada;

3. Referências do último emprego, acompanhado do endereço, telefone e contato com a pessoa responsável por tais informações;

4. Realize uma entrevista e anote todas as informações possíveis, verifique se as informações passadas são verdadeiras, consultando as referências do contratado;

5. Guarde todas as cópias dos documentos e informações em um lugar seguro;

6. Caso você não tenha tempo de chegar tais informações, contrate uma pessoa ou empresa para a consulta e uma investigação social do contratado.

Lembre-se : “A necessidade de se contratar funcionários com pressa ou sem consultar nada, pode prejudicar a sua segurança e de sua família.”

Fonte:

Dr. Segurança

Jorge Lordello é bacharel em Direito e tem uma carreira de 21 anos como delegado de Polícia no Estado de São Paulo. Também é autor de diversos livros publicados no Brasil e no exterior, entre eles “Paixões Perigosas”, lançado em junho

DEIXE SUA RESPOSTA